top of page

O que é ESG no marketing?



Já se fala muito sobre sustentabilidade e como métodos de ESG podem implicar no meio ambiente e sociedade. Discursos que em alguns momentos são só estratégias de marketing - algo que é logo percebido pelos clientes - e não buscam de fato produzir ações visando o impacto positivo no desenvolvimento tanto do mercado de trabalho quanto para o mundo.


Investidores de todo o mundo estão colocando mais fatores na balança ao escolher bons investimentos e uma dessas exigências modernas é a questão das boas práticas de sustentabilidade, sociais e de governança.


O ESG vem ficando mais forte ao redor do mundo nos últimos anos e tem tudo a ver com o marketing. Essa prática tem sido cada vez mais necessária, porém precisa estar alinhado primeiramente à cultura e valores da empresa.


Para destacar a importância do ESG no marketing é preciso considerar o comportamento dos consumidores nos dias atuais. Eles estão cada vez mais engajados com questões ambientais como sustentabilidade, ações sociais. Uma pesquisa realizada pelo Economist Intelligence Unit (EIU), em parceria com a WWF, mostrou que a procura por produtos sustentáveis cresceu 71% nos últimos cinco anos, um reflexo desse engajamento do público com a responsabilidade social das marcas.


Percebemos que o ESG está sendo aplicado de forma eficiente no marketing de uma gestão empresarial quando a empresa coloca em prática alguns passos importantes como: criando conteúdo para as mídias relacionado ao assunto para que seja mais difundido, os temas podem abordar questões ambientais e sociais que tenham a ver com essa esfera; transparência é um dos passos mais importantes aqui! Ela é essencial na hora da comunicação sobre os processos ESG e essa transparência não é só para o ambiente externo, mas o interno também entre os colaboradores; empresas que desenvolvem programas que estimulem o desenvolvimento intelectual dentro do ambiente de trabalho (temas como racismo, ideologia de gênero).


Uma empresa engajada, responsável, consegue tornar a sua marca visível para o mercado e desperta a confiança de investidores, além de ter credibilidade com a sociedade e estado. Na Lupa consideramos o ESG para além de fidelização do cliente e fortalecimento da marca, mas também como uma forma de impactar a sociedade com ações que podem transformar o mundo em um lugar melhor.





28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page